Sex, 03 de Maio de 2013 09:33

Conheça mais sobre os CMS´s | Joomla!

Escrito pelo Arte Hosting

CMS = Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

1) O que é um CMS / Gerenciador de Conteúdo?

Os CMS´s (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) são, em grande parte, softwares livres, desenvolvido por programadores do mundo inteiro, onde o usuário pode editar e criar conteúdo para seus sites com grande facilidade. Acessado diretamente pelo navegador, possui uma linguagem visual pratica e intuitiva.

A Arte Hosting utiliza e recomenda a utilização do Joomla! E Wordpress, dependendo de cada projeto.

2)Quais os principais benefícios do CMS?

Os principais benefícios dos CMS são:

• Facilidade para atualização e edição de artigos, imagens, banners, etc;

• Praticidade para criação de novas áreas, menus e conteúdo;

• Variações de funcionalidades no site (Ex.: disparador de e-mail mkt, gerenciador de downloads para os visitantes, podcast, integração com vídeos, inúmeras variações de visualizações de galeria de imagens, enquetes, entre muitas outras);

• Posicionamento nos buscadores (Google, Yahoo!, etc);

• Flexibilidade no desenvolvimento de projetos em diferentes portes, sendo adequado a cada necessidade;

• Velocidade de carregamento;

• Baixo custo de atualização e manutenção;

3) Porque sites que utilizam os CMS's são tão fáceis de atualizar?

Um site desenvolvido com uma plataforma CMS, como o Joomla! Pode ser facilmente atualizado porque você não precisa de nenhum software específico para editar suas páginas, somente o navegador - Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc.. Através de um link, você acessa a área administrativa do site, onde pode editar ou acrescentar textos, imagens, notícias, destaques banners, enquetes e tudo mais que possa envolver o gerenciamento do conteúdo do site.

4) Existem vários tipos de CMS´s?

Sim. Estão disponíveis hoje diversas plataformas de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo como Joomla!, Drupal, Mambo, Wordpress... Optamos pela utilização do Joomla por julgarmos mais adequados e práticos para os usuários nos projetos que desenvolvemos.

5) Qualquer site pode ser construído com um CMS?

Sim. Os CMS's podem ser utilizados, com todos os seus benefícios, desde sites pessoais, passando por micro e pequenas empresas, até grandes portais de multinacionais. Isso é possível devido a sua grande flexibilidade para adaptações de layout e funcionalidades. Outro ponto a ser destacado nesta questão de adaptações aos projetos é que existem disponíveis hoje, prontos para utilização, mais de 5 mil plug-ins de funcionalidades específicas. Isso quer dizer que é possível, por exemplo, você ter um disparador de e-mail marketing ou newsletter diretamente de seu site, disponibilizar enquetes e pesquisas, áreas dinâmicas para banners e textos que tornam a navegação mais agradável, possibilitar interações dos visitantes através de comentários e votações, ou até mesmo ter uma plataforma de e-commerce!

6) Preciso ser encontrado pelo Google. Os sites em CMS's são facilmente encontrados nos buscadores?

Sim. São facilmente encontrados, não só no Google, mas também no Yahoo!, Manager, etc, e, na maioria das vezes com melhor posicionamento do que os sites tradicionais. Isso ocorre porque todas as páginas de conteúdo tem seus textos indexados aos buscadores, principalmente botões dos menus e títulos. Com isso, não só o nome de sua empresa, mas também palavras relacionadas ao segmento podem ter um bom posicionamento. Além disso, os sites em CMS deixam os códigos bastante limpos, facilitando o cruzamento de dados dos mecanismos de busca.

7) O sistema CMS não prejudica a velocidade de carregamento das páginas?

As plataformas dos gerenciadores de conteúdo apresentam grande desempenho na velocidade do carregamento. O site é estruturado de forma paralela entre conteúdo e layout. Desta forma, os elementos de layout, assim como os textos, são lidos rapidamente pelos navegadores.

8) Quanto custa um site em CMS?

Por ser um software livre, desenvolvido de forma colaborativa por programadores de todo o mundo, o software não custa absolutamente nada. O valor cobrado pela Arte Hosting, refere-se ao planejamento e desenvolvimento do sistema de acordo com as necessidades de cada projeto. O valor final é praticamente o mesmo dos sites tradicionais, tornando-o uma opção muito mais valiosa, já que além de todos os benefícios você não terá o custo de atualização, ou para alterações mais complexas o valor será muito mais baixo do que outras tecnologias.

A grande vantagem do software livre é que, sendo desenvolvido de forma colaborativa, o código fonte do programa fica disponível para que programadores de diversos países possam utiliza -lo para melhorá-lo, continuamente, além de possibilitar o desenvolvimento de aplicativos relacionadas, gerando novas funcionalidades e resultando em um software completo, de qualidade, e 100% gratuito.

Só para citarmos o exemplo um CMS como o Joomla!, se fosse desenvolvido pela inciativa privada, levaria milhares de horas para se atingir a qualidade que é disponibilizada na versão atual, o que custaria milhões de reais, ao passo que da forma colaborativa, cada programador entusiasta faz uma pequena parte de forma gratuita. O desenvolvimento ocorre da mesma forma do sistema operacional Linux, tido por experts como um dos melhores Sistemas Operacionais existentes.

Qua, 07 de Novembro de 2012 17:03

Email: Brasil bloqueia porta 25

Escrito por TECMUNDO

Medida visa diminuir a alta incidência de spam no Brasil

 

Se você utiliza o Outlook, Thunderbird, Live Mail ou qualquer outro gerenciador de email, fique atento para alterar suas configurações o mais rápido possível. O Comitê Gestor da Internet, após anos de negociações com provedores de internet, finalmente decidiu fechar o acesso à porta 25, muito utilizado por spammers para envio de mensagens indesejadas.

A decisão foi tomada para tentar fazer com que o Brasil caia de posição no ranking mundial de países com maior incidência de spam: atualmente, ele detém a 5ª posição na lista. Conforme os executivos do Comitê, a porta 25 era usada para comunicação de máquinas entre máquinas e não era gerenciada, sendo até hoje a mais utilizada por spammers para disparo de lixo eletrônico.

Bastante usada para conexão com servidores de email SMTP, a porta 25 será fechada completamente até dezembro deste ano e deverá ser substituída pela 587. Quem utiliza webmail não terá que fazer quaisquer alterações nas configurações.

O Comitê afirma ainda que é impossível garantir que a prática de spam será completamente erradicada com essa decisão, mas tem certeza de que deve ao menos minimizá-la, desde que as novas portas sejam mais bem gerenciadas pelos provedores de internet.

Você cliente netRevenda deve alterar a porta SMTP no seu programa de gerenciamento de email o quanto antes para evitar problemas ao enviar novas mensagens. Caso você tenha uma revenda, é muito importante também que você comunique os seus clientes sobre essa mudança. O processo é muito simples e leva apenas alguns segundos, bastando acessar as configurações da conta no seu programa de email, procurar por Servidor SMTP e alterar a porta de 25 para 587.

Sáb, 02 de Junho de 2012 20:53

Joomla! Somos Expert

Escrito pelo Arte Hosting

Joomla é um sistema de gestão de conteúdo (CMS), que permite criar sites e poderosas aplicações online. Muitos aspectos, incluindo a sua facilidade de uso e extensibilidade, fizeram do Joomla o software mais popular para criação de sites. O melhor de tudo é que o Joomla é uma solução de código aberto que está disponível gratuitamente para todos.

  • Sites corporativos ou portais
  • Intranets e extranets corporativas
  • Revistas online, jornais e publicações
  • E-commerce e reservas on-line
  • Pequenos sites de negócios Web sem fins lucrativos e sites organizacionais
  • Portais de base comunitária, escola e igreja
  • Sites pessoais ou familiares

Como posso instalar o Joomla?

O Joomla pode ser instalado facilmente acessando seu cPanel e usar o fantástico delux. A instalação é rápida e prática e pode ser feita em alguns segundos. Em caso de dúvidas, consulte nosso suporte.

Onde posso encontrar mais informações sobre Joomla?

http://www.joomla.org

Sáb, 02 de Junho de 2012 20:43

Como Usar Bem o Joomla

Escrito pelo Arte Hosting

Joomla é um sistema de gestão de conteúdo (CMS), que permite criar sites e poderosas aplicações online. Muitos aspectos, incluindo a sua facilidade de uso e extensibilidade, fizeram do Joomla o software mais popular para criação de sites. O melhor de tudo é que o Joomla é uma solução de código aberto que está disponível gratuitamente para todos.

Neste artigo, disponibilizaremos alguns passos para optimizar a sua instalação do Joomla, e reduzir o consumo de CPU do script em nosso servidor. Não siginificar que isso não possa ser feito em outros planos, mas normalmente, são oscompartilhados que mais precisam desse tipo de informação.

Ativar o cache

Esta é provavelmente a parte mais importante. Você pode diminuir a quantidade de requisições do seu site ao servidor de maneira notória, habilitado o recurso de cache. Isso deve ser ativado sempre e os resultados serão imediatos.

Altere o template

Alguns templates podem parecer bons do ponto de vista de estética, mas eles podem carregar até 70 imagens por requisição de página, onde cada qual gera uma conexão HTTP para o servidor. Quando muitas pessoas começam a visitar o site, você consumirá CPU suficiente para fazer com que o servidor fique sobrecarregado. Você deve sempre considerar que os templates de estilo mais limpos são mais leves e consequentemente consomem menos CPU. Já aqueles com diversas imagens e com visual bastante carregado, são os que podem causar desatres de consumo de recursos no servidor.

Desabilite a compactação Gzip (Nas Configurações Globais na Aba Servidor)

A CPU precisa trabalhar mais para comprimir cada uma de suas páginas antes de entregá-la. Se a compactação GZIP estiver habilitada, uma sobrecarga extra é adicionada a cada requisição de página, causando overhead.

Tenha cuidado com os componentes instalados

Muitos componentes são os vilões de consumo de CPU e farão com que seu site aumente o consumo de recursos do servidor rapidamente. Verifique se você está usando apenas a quantidade mínima de componentes que são necessários para o funcionamento do seu site.

Não utilize componentes de estatísticas

Estes componentes usam um enome número de consultas SQL em constantes atualizações para exibir as estatísticas do seu site. Recomendamos fortemente que use o Awstats presente em seu painel cPanel ou o Google Analytics para rastrear usuários.

SEO, a otimização para motores de busca, é uma área bastante complexa. Profissionais que nela atuam precisam constantemente se atualizar, estudar e testar técnicas, afinal, nem o Google, nem nenhum outro buscador, entrega o ouro de graça. Se bem feito, a SEO pode levar sites a lugares privilegiados nos buscadores, trazendo mais tráfego e, por consequência, mais renda.

Para quem não vive disso, mas mantém algum site, enveredar pelos tortuosos caminhos da SEO pode ser um tormento. Me incluo nessa, por isso fico muito contente quando me deparo com ferramentas simples para meros mortais, ainda que de eficácia limitada. É o caso da SEO Doctor, uma extensão para Firefox bem simples e útil.

SEO Doctor, após instalada, aparece na barra inferior da janela do navegador. Ao acessar um site qualquer, uma bandeirinha colorida aparece, ao lado da pontuação, que vai de 0 (zero) a 100. A bandeira pode ser verde (parabéns, tudo OK!), amarela (alguns erros, nada grave) ou vermelha (tem que ver isso aí…), e a pontuação determina o quão complacente às diretrizes para webmasters do Googleseu site é.

Expandindo a aba, os critérios utilizados aparecem. Eles também podem ser expandidos, revelando mais detalhes sobre cada e, em caso de falha, o que é preciso fazer para corrigi-la. Tudo muito user-friendly, fácil de entender e pôr em prática as recomendações.

Clicando com o botão direito na área informativao, um menu de contexto recheado de links para sistemas de análise externos surge. Tem muita coisa pra ver e fazer, e dependendo do estado do seu site, muito o que otimizar.

Fonte: GigaOM.

Suporte Remoto Arte Hosting

Instale o TeamViewer em seu computador, depois abra e envie-nos o IP/ID e a Senha para assim ingressarmos e auxiliar-lhe no que for necessário.

Login - Blog AH

« Agosto 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Follow us on Twitter